O Atelier Sarasá tem como base de sua formação os conceitos e as técnicas de execução das Artes e Ofícios, que lhe confere nas atuações em obras de restauro uma característica distinta e marcante no mercado.
Desde sua origem, na Espanha, a primeira formação dos profissionais restauradores do Atelier é a de artífice. Eles desenvolveram a técnica executiva aliada ao profundo conhecimento dos materiais aplicados, possuindo, ainda, a visão artística, a qual, através da prática de muitos anos, se torna refinada. Durante a formação do artesão, conhecimentos sobre conceitos de conservação e restauro têm uma ampla abordagem. Quando termina a formação básica, tem início a especialização no restauro, com o aprendizado das técnicas de restauração. A aliança do conhecimento construtivo com os conceitos de restauro permite o desenvolvimento de técnicas com resultados mais otimizados, seguindo normas e critérios internacionalmente aceitos.
Os trabalhos de restauração realizados pelos Sarasá estão entre os mais conceituados e reconhecidos em todo o Brasil pelos principais órgãos e institutos de preservação do Patrimônio Histórico. Tal reconhecimento deve-se às constantes pesquisas para aperfeiçoamento de materiais, novas técnicas de restauro e mão de obra especializada, que tornam os profissionais do ateliê Sarasá únicos no mercado brasileiro. Entre os principais clientes podemos destacar:
IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. FUNARJ - Fundação das Artes do Rio de Janeiro. CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. DEMA - Departamento de Museus e Arquivos da Secretaria de Estado da Cultura.
|