07/12 - 20h39 São Bernardo ganha parque na região central da cidade
Renata Gonçalez Do Diário do Grande ABC
Adeptos a caminhadas que moram na região central de São Bernardo ganham, a partir desta segunda-feria, uma área de 25 mil m² com uma boa infra-estrutura para a prática de esportes. Trata-se do Parque Municipal Cidade de São Bernardo, o primeiro do município. Construído onde funcionava a seção municipal de parques e jardins, o local foi inaugurado oficialmente neste domingo à noite pelo prefeito William Dib, que optou pelo horário para destacar a iluminação de Natal colocada sobre as árvores.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo Gilberto Frigo, foram gastos R$ 600 mil com as obras de recuperação e reforma do parque. “Embora ainda não exista nenhum projeto em andamento, o prefeito tem a intenção de fazer o mesmo em duas outras áreas do município”, afirmou Frigo, que apontou a Chácara Silvestre, no Jardim Nova Petrópolis, e um terreno que hoje serve de depósito na avenida Caminho do Mar, em Rudge Ramos, como dois possíveis futuros parques públicos.
Arte – Um grande painel feito com azulejos que retrata a Mata Atlântica na época do Descobrimento, de autoria do artista plástico Luiz Martin Sarasá, reveste a entrada do parque, que tem duas pistas para caminhada (com 450 m e 650 m), amplo espaço para alongamento e ginástica, dois playgrounds, lanchonetes, sanitários e fraldários.
O visitante que busca contato com a natureza também encontra ali uma vasta área verde. Há desde árvores antigas até jardins totalmente reflorestados – embora falte a identificação sobre as espécies cultivadas. O destaque fica por conta de um lago com cascatas artificiais, cujos 150 mil litros de água são filtrados e reaproveitados, evitando assim o desperdício. Em meio à vegetação há um teatro de arena, onde a Prefeitura promete programar apresentações musicais todos os dias, inclusive na hora do almoço.
O parque abre diariamente, das 6h às 22h. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, dentro de 40 dias serão instaladas 16 câmeras de segurança. Também está prevista a instalação de catracas eletrônicas para controle de acesso com cartões magnéticos, fornecidos gratuitamente aos usuários, que deverão solicitá-los na administração do parque.
|