VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 36
  


  

Recuperado mural de Lula Cardoso Ayres

Publicado em 19/05/2011, Às 19:32

Mural do artista plástico pernambucano Lula Cardoso Ayres (1910-1987) foi recuperado pelo Instituto Ricardo Brennand (IRB), na Várzea, onde já está exposto ao público após restauração.

O mural é considerado um dos mais importantes do artista porque foi realizado na década de 1950, quando Cardoso Ayres se dedicava a fazer grandes murais no Estado, prática que trocaria já no final da carreira pelos paineis considerados mais decorativos, como o preservado no hall de entrada do Cine São Luiz, na Rua da Aurora, no Recife.

O mural com fauna e flora marinhas pertencia ao Instituto Oceanográfico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tinha sua sede no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. O casarão, desativado pela UFPE na década passada, foi comprado pelo empresários Ricardo Brennand, que mandou  restaurar o mural. A obra mede 1,80m X 6,20m e foi terminada em 1953.

O trabalho foi feito por restaurador contratado em São Paulo porque a obra apresentava desgaste em suas cores originais e contornos, além de necessitar ser transportada para o Instituto Ricardo Brennand (IRB), na Várzea. Como ele foi pintado diretamente na reboco, o mural foi retirado juntamente com a parede, enquadrada e fixada em armação de ferro com rodilhas na parte inferior para facilitar o transporte.

Não se sabe ainda o que o empresário pretende fazer com o terreno em Piedade onde estava a sede do Instituto Oceanográfico da UFPE. Não existe avaliação sobre o valor da obra de arte.



      Atelier Sarasá e o David de Michelângelo

Voltar