VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 12
  


  

A Tribuna
Itanhaém 
Altar da Matriz começa a ser desmontado

Da Reportagem

A equipe de profissionais contratada pela Prefeitura de Itanhaém já iniciou o trabalho de desmontagem do altar direito da Igreja Mariz de Sant’Anna. A peça será restaurada no Ateliê Sarasá, em São Bernardo do Campo. O artista plástico e restaurador Luiz Sarasá estima que a peça estará totalmente pronta dentro de seis meses

  O altar direito, em comparação com o esquerdo (restaurado no ano passado), apresenta mais vestígios de deterioração. De acordo com a Prefeitura, os restauradores explicaram que terão que colocar enxertos em praticamente todas as partes do altar e cerca de 40% da peça terá de ser talhada novamente. A idéia é preservar ao máximo as suas características originais.

  O custo total da restauração é de R$ 160 mil, sendo que a Prefeitura irá arcar com 20% desse valor. O Ministério da Cultura já repassou uma verba de R$ 80 mil.

  A Igreja Matriz expõe, em seus altares, importantes relíquias da arte sacra brasileira. Mas, a integridade dos altares ficou ameaçada pelo ataque de cupins e pelas iniciativas frustradas de conservação, que comprometeram as talhas, na sua forma e coloração originais.

  Com a viabilização do projeto de restauração dos altares, a Igreja Matriz, um dos pontos turísticos mais visitados de Itanhaém, terá parte de suas características originais recuperadas.



      Atelier Sarasá inicia restauro do altar esquerdo da igreja Matriz de Itanhaém

Voltar